Quanto custa um projeto de arquitetura

Designed by Rawpixel.com

A construção de um imóvel é um investimento que envolve custos. O material utilizado, a contratação de profissionais capacitados e a complexidade do projeto são alguns dos fatores que ajudam a definir o orçamento a ser gasto.

Por isso, saber quanto custa um projeto de arquitetura nem sempre é fácil, porém é fundamental para que a obra saia do papel e se torne realidade.

Hoje em dia, o mercado determina algumas maneiras para estipular os projetos de arquitetura. Sendo assim, o valor pode ser determinado por m², por horas de trabalho ou por uma porcentagem do total do projeto.

De uma maneira geral, o valor de um projeto de arquitetura tem a possibilidade de sofrer variações de porcentagem em relação ao custo total da construção.

Para a obtenção de um preço bem próximo da realidade, é interessante poder contar com a calculadora de projeto de arquitetura.

Nessa calculadora, é possível inserir as informações relacionadas ao projeto em questão, tendo a possibilidade de descobrir a quantia estimada.

Os fatores que são determinantes para o preço dos projetos

O custo de um projeto de arquitetura recebe a influência de fatores distintos. Muitas pessoas nem sempre se lembram deles, mas os mais comuns são:

O fator local

 A região onde a obra será construída tem influência no custo do projeto de arquitetura. Os Estados brasileiros apresentam um perfil diferenciado de preços.

A influência do padrão

 No ano de 2006 foi estipulada uma lei que define o padrão dos projetos. Para isso, são levadas em conta questões como a quantidade de pavimentos, o acabamento e o número de dependências por unidade.

De acordo com os atuais parâmetros, um projeto pode ser considerado de padrão baixo, padrão normal e padrão alto. Essa divisão permite efetuar com mais facilidade o cálculo do CUB.

O CUB corresponde a Custo Unitário Básico, que possibilita determinar as áreas de cada padrão.

O grau de complexidade

 Uma obra considerada simples normalmente será mais barata que uma obra mais complexa e que envolve mais material e mão-de- obra para a execução do serviço.

De acordo com os parâmetros de complexidade, um projeto pode ser considerado simples, em outros casos é colocado no nível de médio e, por fim, pode ser considerado um projeto de luxo.

A presença de um profissional de arquitetura

 Contratar um arquiteto também é um elemento que influencia o custo da construção de um imóvel.

Caso o profissional seja experiente e tenha um bom portfólio de trabalhos reconhecidos em sua área, o projeto terá um valor mais elevado.

Até mesmo o acompanhamento e a presença do arquiteto também podem contribuir para elevar o preço do projeto.

Conclusão

 Ao pensar no investimento de construir um imóvel, é fundamental conhecer os custos que você terá com esse projeto. Isso torna ainda mais importante o conhecimento dos fatores que influenciam no preço.

A calculadora de projeto de arquitetura, nesse caso, é uma importante ferramenta, projetada para estipular um preço mais aproximado da realidade. Vale a pena conhecer!