Pisos Vinílicos ou Laminados? Características e Diferenças

Vai fazer uma reforma na sua casa ou adquiriu o tão sonhado apartamento e não sabe se aplica piso vinílico ou piso laminado? Quais as diferenças e principais características entre um e outro?

Calma. Neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas mais comuns durante essa etapa do processo e os locais mais adequadas para serem utilizados. Então prepara um bloco de notas, pegue uma caneta e não deixe de anotar nada, para não haver indecisões na decoração ideal para seu revestimento e descubra qual deles é melhor para sua obra.

Primeiro é importante saber a forma de fabricação de cada um. O piso vinílico é composto por PVC ou cloreto de vinila e vem em placas, réguas ou mantas. Enquanto o laminado é produzido por camadas de materiais derivados da madeira, originados do painel de madeira de alta densidade (HDF), com a camada superior recebendo uma estampa decorativa, impregnada com resina. Também vem em formato de réguas e pode ser instalado por encaixe ou cola sem cheiro.

Pisos Vinílicos ou Laminados

Agora vamos analisar as vantagens, uma a uma. O piso laminado é fácil de instalar e o contrapiso não precisa estar nivelado, podendo inclusive ser utilizado no dia seguinte. Tendo em média uma durabilidade de 5 a 15 anos e pode ser reaproveitado se removido com cautela para utilização em outro local. Já o vinílico abafa ruídos de passos,  mancha muito pouco e é antialérgico, pelo fato de ser protegido por resina de poliuretano. Além de contribuir para conservar a temperatura dos ambientes e variedade nas opções de cores, desde aparência discreta à tons mais vibrantes.

A próxima etapa é saber os lugares ideais para aplicar e ambos são bem parecidos tecnicamente. Os dois são aconselhados para áreas internas como: salas, quartos e escritórios residenciais, mas cada um tem sua particularidade. O vinílico tem um resultado melhor em áreas que não recebem sol intenso e para quarto de crianças, especialmente as alérgicas devido à facilidade de limpeza. Por outro lado o laminado vai bem em locais mais amenos e com um pouco mais de sofisticação. Em comércios costumam ser adotados em escritórios comerciais, lojas e restaurantes.

Por fim,mas não menos importantes, iremos abordar sobre limpeza de cada um. Conforme já dito, o piso vinílico resiste a manchas e também a proliferação de bactérias, sendo ideal para a simplicidade em meio ao dia a dia corrido, basta varrer ou passar um pano umedecido. Enquanto o laminado terá uma limpeza melhor utilizando aspirador de pó ou vassoura de cerdas suaves passados no sentido das réguas, mas atenção para não raspar a superfície. Em caso de manchas, detergente e álcool costumam resolver os casos mais simples, já para tinta, verniz e graxa deve ser utilizado querosene ou tíner.

Deixe uma resposta