Como Cuidar De Um Bonsai Em Casa Ou No Apartamento [2018]

Não são apenas asiáticos que se apaixonam por eles, você também vai se apaixonar, espere só até lhe mostrar Como Cuidar De Um Bonsai.

Bonsais são excelentes opções para quem deseja ter uma planta em casa, mas que não tem muito espaço para isso. Mas a prática precisa de alguns cuidados especiais e é sobre isso que iremos falar hoje.

Se você comprou ou ganhou um bonsai, e não tem a menor ideia de como cuidar de um bonsai, hoje você irá aprender tudo sobre isso. Iremos lhe ensinar onde deixar, como você deverá regá-lo e também manter ele sempre bonito e saudável. Confira.

Onde Devo Deixar Meu Bonsai?

Certamente você tem a vontade de deixar o seu bonsai em sua mesa de centro, ou ao lado de seu computador, certo? Se sua resposta foi sim, você já estará cometendo o primeiro erro de como cuidar de um bonsai.

O bonsai é uma árvore, mesmo que seja em sua versão miniatura, ela necessita de doses significativas de raios solares diariamente. Mas também não podemos generalizar.

Cada espécie de bonsai, necessita uma exigência especifica, onde umas necessitam de mais sol e outras não. Você deve seguir as mesmas recomendações de luminosidade que utilizaria em plantas adultas para cuidar de um bonsai.

Aí surge a dúvida, será que a luz está realmente boa? Você pode realizar um teste muito simples e rápido. Verifique se as folhas do seu bonsai estão ficando amareladas, isso vai significar excesso de luz.

E se as folhas estivem excessivamente escuras, isso significa que está faltando luz. Vá efetuando um movimento, para que seu bonsai fique com a aparência original. Assim você vai conseguir identificar a quantidade de luz que ele necessita.

Como Regar o Meu Bonsai?

A quantidade de regas do seu bonsai, vai variar muito com o clima. Porém, em dias normais, você deverá regar o seu bonsai de duas a três vezes durante a semana, e em dias mais quentes e secos você pode regar até duas vezes no mesmo dia.

Fique atendo em como cuidar de um bonsai, pois se você exagerar na água, eles podem vir a morrer. Quando você mantém a terra encharcada demais, você faz com que as raízes literalmente morram afogadas.

Também não deve regar por meio de pratinhos, não somente pelo risco de proliferação de mosquitos da dengue, mas porque você pode manter o substrato do bonsai inundado demais.

Não existe problema em molhar as folhas enquanto você rega o seu bonsai, para a grande maioria dos bonsais. Somente tome cuidado com o excesso para que as folhas não comecem a adoecer.

Mesmo que você viva em um local muito seco, não é recomendável que você borrife água diretamente nas folhas, mantendo a umidade, pois assim você pode favorecer o surgimento de fungos nas mesmas.

Devo Colocar Adubo No Meu Bonsai?

Você pode colocar sim, porque toda planta necessita de nutrientes para crescer, e normalmente, elas tiram esses nutrientes da terra. Como os vasos de bonsais, são bem pequenos, a terra pode não suprir todas as necessidades e obrigam você a utilizar algum tipo de adubo.

Existem diverso tipos de adubo, os minerais ou orgânicos, líquidos, granulados ou em pó.

Para cuidar de um bonsai, você é recomendável que você comece pelos adubos orgânicos, porque eles são normalmente os que menos possuem problemas em casos de erros.

Tome muito cuidado com a utilização de adubos. Utilize somente a quantidade que venha especificada pelo próprio fabricante. Caso exagere, você pode em muitos casos matar o seu bonsai.

Tomando todos esses cuidados, você poderá perceber como cuidar de um bonsai pode ser tranquilo e fácil.

 

Deixe uma resposta